Metas simplificam e otimizam os resultados

É da natureza de todo o ser humano ter vontades e propósitos, e para realizá-los é preciso estabelecer um grande objetivo e metas definidas. Todas as conquistas começam assim, o problema é que nós não somos ensinados a planejar nossas vidas e carreiras dessa forma.

Em qualquer das 8 áreas da vida, é necessário que você saiba onde quer chegar antes de começar a trilhar o caminho. Você sabia que não ter clareza sobre a diferença entre objetivo e metas pode prejudicar o seu planejamento?

Vamos começar do princípio: o que é objetivo?

É a descrição daquilo que se pretende alcançar, onde se quer chegar. Propósito. Fornece a direção. Por exemplo: no corporativo é aumentar as vendas, e na vida pessoal é fazer uma viagem à Disney. O objetivo é sempre abrangente e tem a ver com a estratégia, ele pode ser da vida pessoal ou empresarial e, de forma bem resumida, objetivos são os nossos sonhos, é aquilo que nos move, que nos motiva. A partir deles virão as metas e as ações.

Já metas são as tarefas e ações específicas para alcançar os objetivos com prazos definidos. Elas quantificam objetivos, ou seja, posso aumentar as vendas em 10% no prazo de 3 meses, juntar 20 mil reais em 1 ano para ir para Disney. Portanto, elas nos dizem quanto e quando será feito o que o objetivo determinar.

As metas devem ser claras, objetivas e estudadas para não comprometer os resultados.

É importante que todos saibam e compreendam a meta elegida, além de, claro, conhecer os benefícios de alcançá-la. Isso motiva! Esse engajamento é crucial para não comprometer o resultado. Será preciso dividir as iniciativas em metas menores e individuais ou para setores, e cada um conhecer o seu papel em relação ao resultado.

As metas precisam ser colocadas em um plano de ação e devemos documentar todos os problemas da execução e dos processos e, por fim, tratar os desvios para que o resultado seja real e que a meta seja atingida.

É necessário dedicação, foco e disciplina somados a prazos de entrega e a mensuração de tudo.

Para isso, é fundamental que se conheça a metodologia SMART.

Ela se torna responsável em grande parte pelo sucesso da operação.

Metas SMART

A metodologia SMART é um acrônimo que reúne cinco critérios simples para a construção de uma meta.

S – Specific – Específica

* Retira a ambiguidade, gera precisão, elimina as dúvidas.

* Facilita a criação das ações e das avaliações.

M – Measurable – Mensurável

* Tudo deve ser medido.

* Eleger o que medir e estabelecer o critério de alcance.

* Qual evidência-número é necessária. Ela precisa ser fracionada em meta diária.

* Qual a informação ou valor será o indicador de parâmetro.

* Qualificação e quantificação dizem do andamento e sucesso da meta.

* Quanto custa?

A – Attainable – Alcançável

* Devem ser razoáveis e motivadoras.

* Se a meta for difícil (inalcançável) ou fácil (subestima) demais pode desmotivar.

* É preciso equilibrar desafios e competências para que haja fluxo (Estado de Flow).

* Qual evidência, fato que me dirá que consegui alcançar a meta. Congruente com recursos?

R – Relevant – Relevante

* Conquistar metas te traz realizações que te aproximam do seu propósito maior.

* Considerando seu sonho, uma imagem em quebra cabeça, ao realizar a meta uma peça será liberada.

* Portanto, ela impacta nas métricas de sucesso como faturamento, números de clientes, conversões, vendas, etc.

* A meta faz sentido para o planejamento.

T – Time-bound – Tempo

* Prazo de execução.

* Metas são passos para um todo.

* Os passos precisam de cadência, distância, tempo, passada.

* Organização e gestão do tempo, Produtividade (esforço x resultado).

Todos esses critérios somado aos valores históricos da empresa, as métricas do momento, o suporte de investimentos, planejamento estratégico e data de conclusão formam a metodologia SMART.

A maior parte de nós temos sonhos, desejos e aspirações de sobra, mas a maioria das vezes não colocamos no papel e menos ainda na prática.  Muitas das vezes quando conseguimos definir metas e escrevê-las esbarramos na dificuldade de realizá-las por falta de disciplina, tempo e motivação.

Seguem algumas dicas para deixar a construção de metas mais simples:

1- Sonhe, nem demais nem de menos. O equilíbrio sempre é o melhor caminho.

2 – Coloque seus sonhos no papel e os “smartize”.

3 – Planeje, isso não é perder tempo.

4 – Monitore seu plano de ação e adéque-o sempre que precisar. Se ajudar, te falo que não existe projetos perfeitos que não precisem de ajuste.

5 – Antes de estabelecer uma meta, faça as seguintes perguntas a si mesmo:

A. Consigo realizar essa meta dentro desse prazo sem prejudicar meus outros compromissos e obrigações?

B. O esforço requeridos para essa tarefa é proporcional aos seus resultados?

C. Essa meta poderia ser dividida em mais tarefas para facilitar e acelerar a sua execução?

6 – Sempre comece das metas mais simples e vá avançando na complexidade e na intensidade. Lembrando que nossas melhores decisões acontecem pela manhã.

7 – Prepare-se para enfrentar a falta de apoio das pessoas.

8 – No trabalho, normalmente as metas não dependem apenas de nós, e sim da equipe. Use das competências de liderança e da comunicação para engajar a equipe e gerar o benefício que a meta irá trazer a todos e, principalmente, para o negócio.

9 – Utilize ferramentas e app´s para te ajudar com o monitoramento e otimizar os resultados.

Enfim, concordo com você que a construção de um plano de ação, que nada mais é do que um conjunto de metas, pode não ser tão simples quanto parece e que, por isso, muitas vezes pulamos essa parte do processo.

Mas uma coisa é fato, elas simplificam muito os processos e otimizam os resultados. Portanto, como diria Benjamim Franklin, “se você falha em planejar, está planejando falhar.”

Metas SMART